Funilaria e Pintura vs Martelinho de Ouro

Funilaria e Pintura vs Martelinho de Ouro

Os clientes e até mesmo a mídia automotiva acaba confundindo o nosso trabalho e profissão de martelinho de ouro que é um trabalho artesanal com os trabalhos executados por oficinas de funilaria e pintura o que gera uma grande confusão na cabeça de um cliente por exemplo, então vamos hoje aqui esclarecer do que se trata cada atividade a de martelinho de ouro e a de funilaria.

Para resumir o assunto, seremos objetivos, o trabalho de martelinho de ouro consiste em desamassar a peça ou o carro danificado mantendo a pintura do mesmo original, gravem isso, para ser martelinho de ouro a pintura do veículo permanecerá intacta, pois a técnica de desamassamento artesanal tem como foco não pintar o veículo.

Uma vez que seja pintado já não é o trabalho de martelinho de ouro, e sim de funilaria e pintura

Já a funilaria e pintura consiste em desamassar a peça ou o carro e reparar a pintura do mesmo, pois em uma funilaria convencional a pintura é danificada ao executar o reparo, entendeu a diferença do martelinho? Desamassamos artesanalmente se machucar a pintura do veículo.

Mas qual técnica devo escolher ? Funilaria ou Martelinho ?

Aconselhamos sempre que se escolha o martelinho, pois como explicado acima a pintura de seu carro permanecerá original, a um valor menor do que o praticado em uma funilaria, pois o preço é bem mais em conta.

Mas claro, para se conseguir fazer o martelinho de ouro é preciso que um profissional em PDR avalie o amassado, pois o martelinho de ouro é aplicado geralmente em amassados menores, e com complexidade menor.

reparo de Martelinho de Ouro

Posso Fazer o martelinho e a Pintura Junto?

Como dito acima o martelinho de ouro consiste em não pintar, mas podemos empregar sim a técnica na funilaria, por exemplo:

Digamos que o amassado do carro não dá para ficar 100% reparando com o martelinho de ouro, mas da para chegar aos 90%, poxa, ótimo!

Porque digo ótimo, porque mesmo tendo que repintar a peça, estaremos eliminando toda a agressão causada por uma funilaria convencional, como por exemplo esmerilhar a chapa do veículo ( esmerilhar a chapa afina a espessura da mesma que já é fina ), que é uma grande agressão, como também utilizar massas e perder tempo de mão de obra com todo esse processo, ou seja, fazer um reparo com o martelinho de ouro antes de uma pintura é muito bom, pois além de facilitar todo o processo dará uma melhor qualidade ao serviço, compare a imagem acima de um reparo com martelinho de ouro, e a imagem abaixo de uma funilaria e pintura convencional, percebe a diferença?

Funilaria e Pintura convencional

Hoje em dia é comum ver martelinhos PDRs profissionais trabalharem diretamente em parceria com oficinas de funilaria e pintura, pois os proprietários de oficinas viram e aderiram a essa forma de recuperação que visa a melhor qualidade e o menor custo do reparo.

Mas antes de mais nada, quando precisar desamassar seu carro, busque a opinião de um profissional antes de pintar seu carro, pois em muitas das vezes poderemos salvar a originalidade de seu carro.

Deixe uma resposta